quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PROJECTO FLORESTA UNIDA

400 milhões de árvores em todo mundo até 2030


O Projecto Floresta Unida tem como meta plantar 400 milhões de árvores em todo o Mundo até 2030, com garantia de protecção durante 30 anos.
Trata-se, segundo David Lopes, «do maior projecto de reflorestação do mundo envolvendo a gestão e protecção das espécies durante 30 anos».
Apesar de só arrancar oficialmente em 2010, o projecto de reflorestação já se iniciou em Portugal com a plantação de 172 mil árvores nos últimos três anos em diversas áreas do país, como a serras da Lousã ou a da Boa Viagem (Figueira da Foz).
O coordenador do Projecto Floresta Unida adiantou ainda à agência Lusa que, a partir de segunda-feira, os municípios portugueses podem candidatar-se a acções de reflorestação recorrendo aos apoios dos patrocinadores do programa.


As candidaturas encerram em Fevereiro de 2010, devendo os projectos aprovados ser realizados no Outono do mesmo ano.
«Será menos uma dor de cabeça para as autarquias, que podem ficar com uma área reflorestada com 30 anos de gestão assegurada por nós», sublinhou David Lopes.


O Projecto Floresta Unida é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, de cariz internacional, que tem como objectivo reflorestar o planeta, em articulação e com o patrocínio de diversas entidades governamentais, instituições e empresas de vários países.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009