quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O EMPREENDEDORISMO e o PROJECTO - Não ter medo de arriscar!



O empreendedorismo é o motor que conduz a economia de muitas nações. Nos Estados Unidos, 19 das 25 maiores empresas não existiam há quatro décadas atrás.

O empreendedorismo centra-se na criação de valor social e económico. Permite a criação de novos empregos, novas industrias e constitui uma fonte de inovação que pode ser fonte de renovação de organizações, instituições e talvez de países inteiros.
Muitos dos traços e atributos requeridos para a criação de uma cultura empreendedora como a iniciativa, audácia e criatividade já existem nos Portugueses, com excepção talvez da aptidão para correr riscos. Existem ainda muitos indivíduos que esperam do Governo ou das grandes empresas, a criação de empregos e a resolução dos problemas económicos do país. A educação em empreendedorismo nas fases iniciais do ensino é essencial para a criação de uma cultura empreendedora em Portugal.



O papel da educação em empreendedorismo não deveria ser desempenhado pelas Universidades mas sim pelas escolas primárias e secundárias expondo os jovens aos conceitos de empreendedorismo numa fase inicial da sua educação. É importante inculcar-lhes a ideia de que com trabalho árduo, um bom planeamento e sólidas capacidades podem tornar-se um sucesso no mundo do trabalho. Neste âmbito do empreendedorismo no nível de ensino básico e secundário, os estudantes aprendem conceitos e filosofias empresariais básicas. Um dos principais objectivos é mostrar aos estudantes o quão excitante e recompensadora é a escolha de uma carreira empreendedora. Em muitos casos, os jovens criam, na prática, o negócio que desenvolveram ao longo da disciplina ou seja em sala, e ganham experiência em primeira-mão.


Existe um número crescente de pessoas e organizações que se apercebem da necessidade de desenvolver mais profundamente as capacidades e habilidades empreendedoras dos jovens portugueses. Este desenvolvimento não se limita apenas à criação de disciplinas de empreendedorismo mas a outras iniciativas, como podemos observar na figura 1.
Quarenta e oito por cento das universidades organizou competições de planos de negócio, enquanto 33,3% desenvolveram centros de empreendedorismo e/ou de inovação ou centros de transferência de tecnologia,  comparativamente com 45% das universidades inquiridas num estudo similar realizado nos Estados Unidos. De acordo com os professores, mais universidades em Portugal planeiam desenvolver centros de empreendedorismo (23,8%). Contudo, a maioria dos inquiridos (90%) afirmaram acreditar que as funções e actividades de um centro de empreendedorismo não estão claramente definidas no contexto português.


É importante notar que o empreendedorismo não se limita à criação de empresas, mas funciona também como uma aproximação ao trabalho. A Universidade de Harvard define empreendedorismo como "a procura de oportunidades para além dos recursos que o indivíduo controla". Esta vontade de criar e desenvolver está no cerne do Empreendedorismo, sendo esta temática merecedora de ser integrada nos curricula das universidades portuguesas bem como numa fase mais precoce, no ensino primário e secundário, como anteriormente afirmámos.


Dana Redford in: http://www.empreendedorismo.pt/portal-emp/?.l=pt_PT&kid=24&aid=53

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